Porquê consumir Cereais Integrais?
Cereais Integrais VS Cereais Refinados
Apenas podemos considerar que um cereal é integral quando este é composto por três componentes: endosperma, gérmen e farelo, pois só assim poderão ser aproveitados os seus principais nutrientes. Quando o grão é refinado num processo industrial, algo que acontece na maioria dos cereais disponíveis hoje em dia no grande consumo, é desperdiçada uma grande quantidade de fibras, proteínas e minerais, que se encontram especialmente depositados no farelo e no gérmen.

Os Cereais Integrais são uma componente principal de uma alimentação saudável e devem ser inseridos no nosso dia-a-dia, pois são uma enorme fonte de benefícios, proporcionando uma quantidade substancial de fibra, proteína, minerais e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.

O mesmo se aplica nas farinhas, arroz ou massas. Opte por produtos com origem nos cereais integrais, pois só assim poderá usufruir de todos os nutrientes que lhes são naturalmente inerentes, proporcionando à sua família uma alimentação equilibrada e, portanto, mais saudável.
As principais diferenças
Cereais Integrais
  • Os Cereais Integrais não passam por um processo de refinamento nem de branqueamento 
  • Os Cereais Integrais mantêm todos os nutrientes mais importantes que lhes são naturais 
  • Os Cereais Integrais são absorvidos mais lentamente pelo organismo, permitindo prolongar a sensação de saciamento
  • Os Cereais Integrais são fonte de energia, fibra, vitaminas e minerais
Cereais Refinados
  • Os Cereais Refinados passam por um processo de industrialização, em que são refinados e branqueados 
  • Os Cereais Refinados perdem alguns dos mais importantes nutrientes no processo de refinamento
  • Os Cereais Refinados são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, reduzindo o tempo de saciamento
  • Os Cereais Refinados contêm mais hidratos e menos fibra
A principal função de um Cereal Integral é a de fornecer uma energia gradual ao organismo, estável e duradoura. No processo digestivo, são desdobrados lentamente ao longo do aparelho e absorvidos de forma gradual nos intestinos, prolongando a saciedade, mantendo níveis de energia e vitalidade regulares ao longo do dia e regulando o trânsito intestinal, evitando casos de obstipação ou prisão de ventre. Além destes fatores, os açúcares presentes nos cereais integrais são complexos e têm um baixo índice glicémico, permitindo diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Cada cereal contém propriedades nutricionais únicas e são absolutamente deliciosos, fornecendo uma enorme variedade de texturas e sabores. São uma excelente refeição, podendo também ser combinados com uma bebida vegetal, iogurte ou puré de maçã, sementes e bagas. Podem também ser incorporados em pães, massas de tarte e hambúrgueres, ou para enriquecer sopas, batidos e papas. 
A sua composição
Nem todos os cereais que encontra no supermercado são integrais. Aliás, na maioria, são alvo de processos de refinação e branqueamento, fazendo-os perder os seus componentes que são altamente nutritivos. 

É com a missão de levar aos nossos consumidores soluções mais saudáveis e, acima de tudo, mais naturais e nutritivas, que a Cem Porcenteo disponibiliza uma vasta gama de produtos com base nos Cereais Integrais e na sua composição mais íntegra.  

Como tal, damos-lhe a conhecer as propriedades dos cereais integrais que deve incluir na sua alimentação diária, podendo ainda consultar todos estes produtos que a marca Cem Porcento tem disponíveis e à venda nos supermercados, aqui.  

Aveia Integral – Este é um cereal muito nutritivo, rico em ácidos gordos essenciais, proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais. Proporciona um efeito saciante e regulador intestinal, fortalece os músculos, ossos e tecido conjuntivo, sendo por isso uma fonte de energia e uma refeição bastante completa. Nutre o cérebro e restitui o sistema nervoso. Pela presença de beta-glucanos, contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue. Um alimento completo, muito recomendado para crianças, desportistas, pessoas com um sistema digestivo débil e diabéticos.

Centeio Integral – São dos mais depurativos de todos os cereais. Contribuem para repor o sistema digestivo e beneficiam o sistema circulatório, sendo bastante recomendados em casos de anemia. É uma fonte rica em fibras solúveis, que contribui para a regulação do apetite e dos níveis de glicose no sangue. No caso da utilização da sua farinha, confere humidade às massas, pelo que é ideal para receitas de pães e bolos, tornando-os mais compactos.

Cevada Integral – A cevada é o ingrediente principal da cerveja. Rica em hidratos de carbono complexos e fibras, promove uma sensação de saciedade prolongada. Este cereal é responsável pelo fortalecimento do baço, fígado e vesícula biliar e ajudam na regulação do funcionamento do estômago e dos intestinos. São digeridos facilmente e ajudam a dissolver as gorduras sendo, por isso, indicados na perda de peso e em casos de problemas digestivos.

Trigo Integral – O Trigo Integral é rico em proteínas, pelo que permite um reforço dos músculos. Pelo seu valor nutritivo, beneficia o fígado e a sua utilização é especialmente indicada para quem exerce muito esforço físico. No entanto, este cereal também é bastante útil para o sistema nervoso, uma vez que ajuda no relaxamento e acalma a mente.

Arroz Integral - Ao contrário do arroz branco, o Arroz Integral não sofre um processo de branqueamento, razão pela qual apresenta um maior valor nutritivo, não perdendo os seus principais nutrientes. É uma fonte rica em fibra, o que permite ao organismo que a assimilação dos hidratos de carbono do arroz integral seja mais lenta, prolongando a sensação de saciedade e tornando-o adequado para diabéticos.
Fale Connosco
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.