Cacau, o alimento dos deuses
Origem e Propriedades
O Cacau é considerado um superalimento. A sua planta é originária da América Central e o seu fruto consumido há milhares de anos. De grande importância cultural para os Aztecas e Maias, estas civilizações consideravam-no um alimento dos deuses. Era utilizado como um tempero amargo, como base para massas e pão, como bebida feita a partir de grãos torrados e moídos misturados com água quente, pimenta e farinha de milho, conhecida como xocoatl. Muito valorizado pelo seu sabor e benefícios, os grãos de cacau eram também utilizados como moeda e em cerimónias religiosas.

O cacau é uma importante fonte de minerais, como o potássio, cálcio, ferro, manganês, zinco, e em especial o magnésio, que contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e normal função psicológica. Um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, entre os quais o triptofano, aminoácido essencial na atividade cerebral, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Contém flavonoides que atuam na atividade antioxidante, vasodilatação, redução da pressão arterial e na prevenção da formação de coágulos no sangue, que combinados diminuem o risco de doença cardiovascular.
Benefícios e Apresentações
- Contribui na prevenção de problemas cardiovasculares;
​- Aumento da energia e da vitalidade;
​- Promoção da sensação de bem-estar;
​- Ação antioxidante;
​- Melhoria da circulação;
​- Melhoria da memória e da concentração;
​- Tradicionalmente utilizado como afrodisíaco.

O cacau está disponível em diversas formas, em pó, pasta, manteiga, pepitas ou grãos. Os grãos de cacau são extraídos diretamente da vagem, no seu estado natural, inteiros e não transformados. As pepitas de cacau são grãos de cacau que foram partidos em pedaços mais pequenos.

A pasta de cacau é obtida a partir dos grãos de cacau, na sua forma inteira, que são triturados num líquido, conhecido como licor de cacau. A manteiga de cacau é a gordura, extraída dos grãos de cacau, e o pó de cacau é o que resta do licor de cacau depois da extração de parte da gordura.
Fale Connosco
Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.